RC. 16/05/2021 Regina Coeli ou Caeli - Allocutio

 





PAPA FRANCISCO

REGINA CAELI

Plaza de San Pedro
Domingo, 16 de maio de 2021



Multimídia ]


 

Queridos irmãos e irmãs, bom dia!

Hoje, na Itália e em outros países, celebra-se a solenidade da Ascensão do Senhor. A página evangélica ( Mc 16,15-20) - conclusão do Evangelho de Marcos - apresenta-nos o último encontro do Ressuscitado com os discípulos antes de subir à destra do Pai. Normalmente, sabemos, as cenas de despedida são tristes, provocam nos que ficam um sentimento de perda, de abandono; no entanto, isso não acontece com os discípulos. Apesar da separação do Senhor, eles não ficam desconsolados, na verdade, estão felizes e prontos para partir como missionários no mundo.

Por que os discípulos não estão tristes? Por que devemos também nos alegrar quando vemos Jesus subindo ao céu?

A ascensão completa a missão de Jesus em nosso meio. Na verdade, se foi por nós que Jesus desceu do céu, é também por nós que ele ascendeu. Depois de ter descido à nossa humanidade e redimido - Deus, o Filho de Deus, desce e se faz homem, toma a nossa humanidade e a redime - ele agora sobe ao céu, levando a nossa carne consigo. Ele é o primeiro homem a entrar no céu, porque Jesus é homem, verdadeiro homem, ele é Deus, verdadeiro Deus; nossa carne está no céu e isso nos dá alegria. À direita do Pai está já sentado um corpo humano, pela primeira vez, o corpo de Jesus, e neste mistério cada um de nós contempla o seu próprio destino futuro. Não se trata de abandono, Jesus fica para sempre com os discípulos, conosco.

Ficai em oração, porque Ele, como homem, reza ao Pai, e como Deus, homem e Deus, o faz ver as feridas, as feridas com que nos redimiu. A oração de Jesus está aí, com a nossa carne: ele é um de nós, Deus homem, e ora por nós. E isso deveria nos dar uma segurança, sim, uma alegria, uma grande alegria! E o segundo motivo de alegria é a promessa de Jesus. Ele nos disse: "Eu lhe enviarei o Espírito Santo". E ali, com o Espírito Santo, se faz aquele mandamento que Ele dá justamente na despedida: “Ide pelo mundo, proclamai o Evangelho”. E será o poder do Espírito Santo que nos levará lá no mundo, para levar o Evangelho. É o Espírito Santo daquele dia, que Jesus prometeu, e então nove dias depois virá na festa de Pentecostes. É precisamente o Espírito Santo que tornou possível que todos nós sejamos assim hoje. Uma grande alegria! Jesus foi para o céu: o primeiro homem antes do pai. Ele saiu com suas feridas, que têm sido o preço da nossa salvação, e ora por nós. E então ele nos envia o Espírito Santo, nos promete o Espírito Santo, para irmos evangelizar. Daí a alegria de hoje, daí a alegria deste dia da Ascensão.

Irmãos e irmãs, nesta festa da Ascensão, enquanto contemplamos o Céu, onde Cristo subiu e está assentado à direita do Pai, peçamos a Maria, Rainha do Céu, que nos ajude a sermos testemunhas valentes do Ressuscitado no mundo, as situações concretas da vida.

 


Depois de Regina Caeli

Queridos irmãos e irmãs!

Acompanho com grande preocupação o que está acontecendo na Terra Santa. Hoje em dia, violentos confrontos armados entre a Faixa de Gaza e Israel prevalecem e podem degenerar em uma espiral de morte e destruição. Muitas pessoas ficaram feridas e muitas pessoas inocentes morreram. Entre eles também há crianças, e isso é terrível e inaceitável. Sua morte é um sinal de que você não quer construir o futuro, mas quer destruir.

Além disso, o ódio e a violência crescentes que afetam várias cidades de Israel são uma ferida grave à fraternidade e à convivência pacífica entre os cidadãos, que dificilmente será sanada se não for imediatamente aberta ao diálogo. Eu me pergunto: para onde o ódio e a vingança nos levarão? Nós realmente pensamos em construir a paz destruindo o outro? «Em nome de Deus que criou todos os seres humanos iguais em direitos, deveres e dignidade, e os chamou a viver juntos como irmãos entre si» (cf. Documento da Fraternidade Humana ), apelo à calma e a quem tem a responsabilidade , para fazer cessar o bramido das armas e percorrer os caminhos da paz, também com a ajuda da comunidade internacional.

Rezamos incessantemente para que israelenses e palestinos encontrem o caminho do diálogo e do perdão, para serem pacientes construtores da paz e da justiça, abrindo-se, passo a passo, a uma esperança comum, à convivência entre irmãos.

Oramos pelas vítimas, em particular pelas crianças; nós rezamos pela paz para a Rainha da paz. Ave Maria…

Hoje começa a “Semana Laudato si '”, para nos educarmos cada vez mais para escutar o grito da Terra e o grito dos pobres. Agradeço ao Dicastério para o Serviço de Desenvolvimento Humano Integral, ao Movimento Católico Mundial pelo Clima, à Caritas Internationalis e às numerosas organizações membros, e convido a todos a participarem.

Saúdo os peregrinos de diversos países que ontem, aqui em Roma, em São João de Latrão, participaram na beatificação do sacerdote Francisco María de la Cruz, fundador dos religiosos salvatorianos e dos religiosos salvatorianos. Ele foi um anunciador incansável do Evangelho, usando todos os meios que a caridade de Cristo o inspirou. O seu zelo apostólico é exemplo e guia para os membros da Igreja chamados a levar a palavra e o amor de Jesus a todos os ambientes. Uma salva de palmas ao novo beato! O ícone está aqui na frente ...

Saúdo cordialmente todos vós, vindos de Roma, da Itália e de outros países, em particular do Grupo AGESCI-Lupetti da Paróquia de São Gregório Magno, em Roma; e o Seminário Redemptoris Mater da Diocese de Florença

Desejo a todos um feliz domingo, também aos meninos da Imaculada Conceição, que são bons. E, por favor, não se esqueça de orar por mim. Bom almoço e até a próxima!


Vatican.Va


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Santa Missa de Abertura dos 💯 Anos da Legião de Maria