Secretaria da Juventude Mariana
Juventude: um chamado de amor e serviço
Queridos e queridas jovens, a Legião de Maria acolhe a cada um de vocês e lhes dá as boas-vindas. É uma alegria imensa tê-los reunidos, buscando Jesus. Maria é mestra e guia nessa busca, confiemos a ela esta nossa Vigília!
A juventude é um “chamado”. Mas, quem está chamando? Deus é quem chama. Sua voz é ouvida de tantas formas: nos textos que lemos na Bíblia, nos acontecimentos da vida, no íntimo do coração, nos sonhos e esperanças. O Papa escreveu recentemente um livro-entrevistas intitulado 'Deus é jovem”. Sim, Deus é jovem porque faz todas as coisas sempre novas. “Vejo um rapaz ou uma garota que procura seu próprio caminho, que deseja voar com seus pés, que olha para o mundo e contempla o horizonte com os olhos cheios de esperança, repletos de futuro e até de ilusões” (p. 20).
Os jovens são como profetas com asas. A voz que chama é como o vento que chama a águia para voar, irresistível. Ela precisa lançar-se com coragem e bater as asas. Jovens, sintam esse vento bater no coração! Abram suas asas, é Deus chamando!!
E Deus chama para quê? Para amar, sempre. Para o amor verdadeiro, que não passa e que dá sentido à vida. Um amor que não deixa ninguém quieto e tranquilo. É um amor inquieto, angustiante, provocador. Um amor que nos faz sair de onde estamos e deixar de ser o que somos, para irmos onde ainda não fomos e ser o que ainda não fomos. É um amor sempre em saída, ao encontro das pessoas.
O amor verdadeiro nunca permite ficarmos, sempre nos empurra para FORA, para a saída corajosa e generosa.
E esse amor se realiza como? No serviço do diálogo entre jovens e idosos. Sim, os mais jovens e os mais idosos hoje estão ficando isolados em suas ilhas. É preciso fabricar pontes. No serviço de superação dos medos e da falta de esperança. No serviço de abertura e enfrentamento dos dramas das drogas, do suicídio, da cultura do descartável, da questão climática, da fome e da miséria, da mobilidade humana, da violência e das armas, da corrupção e injustiça. Há tanto por fazer! Um mundo inteiro para mudar! Este é o serviço: mudar o mundo!
Os Leigos são fundamentais para a edificação da Igreja. Vocês são leigos, isto é, responsáveis pela vida da Igreja no mundo do trabalho, do estudo, da família, da sociedade. Que missão extraordinária e desafiadora!
Vamos pedir a força que precisarão para essa missão! Deus não nos deixará sozinhos, ele iráa conosco!
A juventude é um chamado para o amor e o serviço. Você vai responder?
Força, coragem e ousadia sempre, juventude mariana!!
Frei Guilherme P. Anselmo Jr, SIA
– Diretor Espiritual do Senatus de São Paulo - Legião de Maria –
Comentários