Solenidade da Ascensão do Senhor

 


Solenidade da Ascensão do Senhor

Com a subida de Jesus aos céus e a descida do Espírito Santo tem-se o início de um novo relacionamento entre Deus e os homens.

“É bom para vós que eu parta; se eu não for, não virá até vós o Defensor” (João 16, 7).

Quarenta dias após a Páscoa, temos a graça de celebrar a ‘Solenidade da Ascensão do Senhor’. O entrar na glória de Deus exige a fidelidade cotidiana à Sua vontade (e isto Cristo cumpriu à risca na sua missão neste mundo).

A Ascensão de Jesus, acontece no Monte das Oliveiras, próximo ao lugar onde havia se retirado em oração antes da paixão para permanecer em profunda união com o Pai, conforme relata os Atos dos Apóstolos. A elevação de Jesus na Cruz significa e anuncia a elevação da Ascensão ao Céu. No céu, Cristo exerce em caráter permanente seu sacerdócio. Ele é o centro e o ator principal da liturgia que honra o Pai nos Céus. Com a morte de Jesus, o véu se abriu, assim, através D’Ele, os homens, outrora expulsos do Paraíso, agora podem voltar ao convívio de Deus. Daí, Cristo glorioso vai derramar o Espírito Santo sobre a Igreja para que ela cumpra a suma missão de resgatar os filhos de Deus.

Começa, então, o início do novo relacionamento entre Deus e os homens. A partir desse momento, os Apóstolos se tornaram as testemunhas do “Reino que não terá fim”. Paulo na carta aos Efésios, no capítulo 1 a partir do versículo 20 nos diz que:

Deus manifestou a sua força em Cristo quando o ressuscitou dos mortos e O fez sentar-se à sua direita no céu, bem acima de toda autoridade, poder e soberania.

Sim, ele pôs tudo sob os seus pés e fez dele, que está acima de tudo, a Cabeça da igreja, que é o seu corpo, a plenitude daquele que possui a plenitude universal. Ele, após a ressurreição, apareceu aos discípulos e, à vista deles, subiu aos céus, a fim de nos mostrar participantes da sua divindade.

Assim a Ascensão de jesus é uma preparação e antecipação da glorificação também de cada cristão que O segue fielmente.

Em vista à Ascensão de Jesus ao Céu, São Paulo nos exorta:

“Se, portanto, ressuscitastes com Cristo, buscai as coisas lá do alto, onde Cristo está sentado à direita de Deus. Afeiçoai-vos às coisas lá de cima, e não às da terra. Porque estais mortos e a vossa vida está escondida com Cristo em Deus… Mortificai, pois, os vossos membros no que têm de terreno: a devassidão, a impureza, as paixões, os maus desejos, a cobiça, que é uma idolatria” (Colocensses 3, 1-3).

O cristão vive neste mundo sem ser do mundo, caminha entre as coisas que passa abraçando somente as que não passa.


Fonte: 

Jair Ortega - Paróquia Nossa Senhora de Lourdes -  Barueri SP Diocese de Osasco 
Por Fonte de consulta: Prof. Felipe Aquino - Canção Nova




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Santa Missa de Abertura dos 💯 Anos da Legião de Maria